20/07/2008

JOGOS ESTUDANTIS DE NOVA IGUAÇU - RJ

No finalde semana passado foi realizado mais um JOENI, Jogos Estudantis de Nova Iguaçu, que teve a frente da modalidade xadrez o árbitro Manoel Miguéis, a quem esse blog parabeniza não somente pelo sucesso do evento, como também por mais essa contribuição para o xadrez escolar.
Abaixo reproduzo matéria que saiu publicada no site da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Joeni consagrou campeões de xadrez em três modalidades
Nova Iguaçu,14 de julho de 2008

Neste final de semana, o Sesc virou um verdadeiro tabuleiro de xadrez durante os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni). Do total de 116 inscritos, apenas seis atletas conseguiram a primeira colocação nas modalidades sub-11, sub-14 e sub-17, nas categorias masculino e feminino disputadas neste sábado 12 de julho. O campeonato também marcou as participações vitoriosas dos primeiros lugares nas categorias masculino e feminino, respectivamente, para o Colégio Estadual Antônio de Pádua e Escola Estadual Dr. Mário Guimarães (sub-17), Colégio Gonçalves Dias e Escola Municipal Douglas Brasil (sub-14) e novamente o Colégio Gonçalves Dias e Colégio Estadual Soeiro (sub-11). Os atletas Diego Joaquim, Magda Damasceno, Arthur Maffra, Isabella Paiva, Matheus Fernandes e Raphaela Araújo foram os primeiros colocados de cada modalidade. As segundas colocações ficaram com Gabriel Fagundes, Nathália Paula, Breno Sant’Anna, Aline Vasconcelos, Rafael Santos e Rafaelle Vieira. Já a as terceiras posições ficaram com Tácio Madeira, Joice Isabella, Alex da Matta, Raissa Rios, Lucas Marques e Mariana Sobral. O Campeonato teve a participação, na equipe técnica, da ex-campeã estadual do torneio entre escolas em 2005, Joice Costa, que representava o Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua. A atleta auxilia o árbitro da Federal de Xadrez, Manoel Migueis. “O encontro é importante para que os atletas desenvolvam a capacidade de concentração e, ao mesmo tempo, conheçam pessoas novas”, disse o árbitro. Alunos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu também marcaram presença. Os estudantes fazem parte das oficinas de Xadrez do Projeto Escola Aberta. É o caso dos alunos Kaique Nascimento, 10 anos, e Michel da Silva, das Escolas Municipais Professora Iramar C. Lima Miguel e Luiz de Lemos, respectivamente. De acordo com o professor de Xadrez do projeto Escola Aberta, Vitor Leonardo da Silva, o objetivo de inscrever as crianças no campeonato foi motivá-las e ao mesmo tempo fazê-las entender melhor as regras do jogo.

14/07/2008

QUEM É QUEM NO XADREZ ESCOLAR (V)

5. Jaime Sunyê Neto

Engenheiro Civil, formado na Universidade Federal do Paraná, trabalha na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Foi presidente da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) de 1988 a 1992, presidente Continental para as Américas e Vice-Presidente da FIDE de 1994 a 1998. Foi, também, presidente da Comissão de Desenvolvimento da FIDE de 1994 a 1998 e Superintendente do Centro de Excelência de Xadrez.

Promoveu e organizou o Primeiro Seminário Internacional de Xadrez nas Escolas, em Curitiba. Coordena a implantação do ensino do xadrez nas Escolas Públicas no Brasil para o Ministério da Educação e para o Ministério dos Esportes, de julho de 2003. Criou e coordena o “Projeto de Ensino do Xadrez nas Escolas Públicas do Paraná” desde 1980. Assessorou projetos de ensino de xadrez nas escolas municipais em 21 cidades brasileiras, além de outros projetos de xadrez escolar em Nova York e Angola.

Sunyê foi o responsável pela implantação do ensino enxadrístico nas cidades paranaenses, estado onde o desenvolvimento do xadrez escolar é o mais antigo e mais bem desenvolvido.


Fonte: http://www.cex.org.br/html/mostra_noticia.php?id=6384

08/07/2008

PESQUISA NACIONAL

Estou iniciando uma pesquisa em que vou postar comentários sobre os mais diversos projetos de xadrez escolar espalhados por todo Brasil. Mande um e-mail ou post informações sobre os projetos da sua cidade e estarei divulgando aqui.

Conto com a colaboração de todos, principalmente os professores e dirigentes.

Abraços,

PROF. AMORIM

06/07/2008

NOVO BLOG: XADREZ CARIOCA!

Caros amigos enxadristas do Rio de Janeiro, embora eu já administre este blog, o que me toma um bom tempo, senti-me compelido a criar um espaço exclusivamente para a difusão e debate do enxadrismo fluminense. Espero que o novo blog possa ser recebido com o mesmo entusiasmo como foi o do XADREZ ESCOLAR BRASILEIRO.
Esforçar-me-ei para levar a frente o propósito de contribuir com o debate e a divulgação do XADREZ CARIOCA.
Abaixo você pode acessar o novo blog através do link:
http://xadrezcarioca.blogspot.com

AMORIM