17/05/2008

QUEM É QUEM NO XADREZ ESCOLAR (II)

Estou iniciando uma série em que relacionarei alguns professores, estudiosos e instituições e sua contribuição para o xadrez escolar no Brasil.

2. Wilson da Silva

Wilson da Silva é graduado no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (com os créditos já concluídos),
Defensor da utilização do jogo de xadrez em contextos educativos, Wilson vem fazendo um excelente trabalho de desenvolvimento do xadrez no estado do Paraná e é um dos principais defensores de sua implantação no ambiente escolar em todo o Brasil. Em 1998 ou 1999, durante o Mundial Sub-18 por equipes realizado no Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos e debatermos o cenário do xadrez escolar no país naquela época. Claro que de lá pra cá houve um incremento significativo do ensino enxadrístico pelo país afora. E muito desse crescimento se deve ao esforço de Wilson da Silva o que o transforma sem dúvida em um dos maiores expoentes quando se trata de xadrez escolar.
Selecionei um texto escrito por ele para o site clube de xadrez: "Xadrez e Pedagogia"que pode ser acessado através do link abaixo:
http://www.clubedexadrez.com.br/menu_artigos.asp?S=1

O currículo do professor Wilson da Silva pode ser visto em:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4773727E8

Nenhum comentário: