14/07/2008

QUEM É QUEM NO XADREZ ESCOLAR (V)

5. Jaime Sunyê Neto

Engenheiro Civil, formado na Universidade Federal do Paraná, trabalha na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Foi presidente da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) de 1988 a 1992, presidente Continental para as Américas e Vice-Presidente da FIDE de 1994 a 1998. Foi, também, presidente da Comissão de Desenvolvimento da FIDE de 1994 a 1998 e Superintendente do Centro de Excelência de Xadrez.

Promoveu e organizou o Primeiro Seminário Internacional de Xadrez nas Escolas, em Curitiba. Coordena a implantação do ensino do xadrez nas Escolas Públicas no Brasil para o Ministério da Educação e para o Ministério dos Esportes, de julho de 2003. Criou e coordena o “Projeto de Ensino do Xadrez nas Escolas Públicas do Paraná” desde 1980. Assessorou projetos de ensino de xadrez nas escolas municipais em 21 cidades brasileiras, além de outros projetos de xadrez escolar em Nova York e Angola.

Sunyê foi o responsável pela implantação do ensino enxadrístico nas cidades paranaenses, estado onde o desenvolvimento do xadrez escolar é o mais antigo e mais bem desenvolvido.


Fonte: http://www.cex.org.br/html/mostra_noticia.php?id=6384

Nenhum comentário: