25/04/2008

02. AS 50 REGRAS DE OURO DO PROFESSOR DE XADREZ

"No haga jugar siempre. Trate de que el juego sea un resultado de una clase. Que el jugar tenga relación, para su práctica, con el tema. Pero además de jugar y medirse con partidas, los alumnos tienen que ser convocados a la solución de problemas, a la composición, al análisis metodológico, al trabajo de archivo o de investigación, a la lectura o al desborde de su fantasía creadora con varios métodos que pueden no incluir al juego en sí. Los chicos desean jugar siempre. impóngales un ritmo, por ejemplo, media hora de atención a su explicación, media a la ejercitación escrita y media al juego libre."
O texto acima foi retirado de "AS 50 REGLAS DE ORO DEL PROFESOR DE AJEDREZ ", autoria do colega argentino Jorge Laplaza, infelizmente falecido ano passado. O mestre portenho mostra algumas dicas para os profissionais de ensino de xadrez. Laplaza divide seu texto em cinco tópicos: escola, clube, torneios, alto rendimento e conselhos gerais. Vale a pena conferir no seguinte link: http://www.laplaza.org.ar/informes/50reg_prof.htm
PROF. AMORIM

22/04/2008

01. AFINAL, XADREZ É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA?

Alguns estudos realizados por pesquisadores do assunto, principalmente a partir dos anos setenta do século passado, como Robert Ferguson, Albert Frank, Johan Christiaen só para citar alguns enumeram aspectos que o aprendizado e a prática do xadrez podem proporcionar a jovens estudantes: desenvolve o poder de concentração, raciocínio lógico, auxilia no aumento significativo da memória e tantos outros já abordados em vários estudos.
A colombiana Adriana Salazar, mestra internacional de xadrez, durante seminário realizado em paralelo ao Pan-americano de Xadrez de 2004 afirma que o xadrez trabalha a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática. Salazar demonstrou que o xadrez pode trabalhar as seguintes áreas: recreativa, desportiva, intelectual, cultural, ética e emocional.
Levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que a prática do xadrez ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, o raciocínio lógico e a imaginação. A técnica em assuntos educacionais do MEC, Maria Eneida, que participou do levantamento, fala dos benefícios da iniciativa para os alunos:- "Os estudantes desenvolvem melhor o raciocínio lógico e a criatividade e se concentram mais na hora de aprender matemática”.
Seriam necessários algumas dezenas de blogs como esse para expor tudo o que se escreveu sobre a relação de xadrez e educação. Mas a intenção aqui não é listar teorias, teses e afins mas debater o título desse post. Afinal, xadrez é uma ferramenta pedagógica? Após mais de uma década de ensino de xadrez em escolas, lecionando para turmas que vão do primeiro ano (antigo CA – classe de alfabetização) até o quinto ano do ensino fundamental, com média anual de quinhentos alunos, pude chegar as minhas próprias conclusões que agora divido com os (poucos) leitores desse blog:
- SIM, o ensino sistemático de xadrez aumenta a capacidade de concentração e memorização;
- SIM, favorece o processo reflexivo diante de tomadas de decisão;
- SIM, há uma relação muito estreita entre o aprendizado de xadrez e o desenvolvimento de habilidades matemáticas;
- NÃO, definitivamente o xadrez não é mágico a ponto de fazer surgir crianças com super memórias de forma linear e coletiva.
Sinto-me bastante satisfeito com os resultados obtidos pelo ensino enxadrístico dentro das salas de aula onde pude passar um pouco da minha experiência com esse fascinante jogo. Vale ressaltar que as minhas conclusões não se baseiam unicamente em minhas observações mas, também, em depoimentos de pais e professores de outras disciplinas.
Claro que o debate não se encerra por aqui, senão não haveria o motivo de existir desse blog. Queria apenas me posicionar sobre assunto tão polêmico e convidar outros profissionais a expor suas experiências para que possamos trocar impressões e mapearmos os caminhos que poderemos trilhar para tornar o ensino de xadrez nas escolas cada vez melhor.

PROF. AMORIM

16/04/2008

ESPAÇO DO XADREZ ESCOLAR

Esse blog foi criado para se divulgar e discutir tudo que estiver relacionado ao XADREZ ESCOLAR BRASILEIRO. Aqui poderão encontrar as datas dos principais eventos de xadrez no âmbito escolar. Debateremos também os principais tópicos relacionados com o tema desse blog, mostrando os problemas e apontando caminhos que considerarmos mais adequados. Para isso é necessário a participação de todos que orbitam no meio enxadrístico, dando depoimentos, explicitando sua experiência e apontando as dificuldades encontradas bem como as soluções implementadas. Divulgue o seu torneio e mande o resultado. Desta forma, esperamos estar contribuindo para a difusão do nosso esporte.

PROF. AMORIM