14/06/2008

RJ: XADREZ ESCOLAR É LEI!

Foi aprovada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro lei que beneficia o ensino do xadrez tornando-o obrigatório em escolas públicas. Parabenizo o deputado Marcelo Simão pela iniciativa. Resta agora saber quem ficará responsável pela execução do projeto. Possivelmente a Secretaria de Educação recorrerá a alguma instituição enxadrística que ficará responsável pela capacitação dos profissionais. São mais de 1.600 escolas estaduais que abrirão um montante muito grande de vagas para profissionais de ensino de xadrez. Pode-se municipalizar a capacitação, setorizar ou abrir concorrência para contratar uma empresa com experiência suficiente para tornar realidade o projeto. Essa escolha é crucial para o sucesso ou fracasso. O Rio não dispõe de professores suficientes para a realização dessa empreitada mesmo que escalonada. É necessário calma nas decisões, pulso firme com os picaretas que, sem dúvida, irão aparecer, e cuidado no processo para que se possa repetir, aqui no Rio, as bem sucedidas experiências do Paraná, São Paulo e Minas.

Abaixo leia matéria do Jornal O Globo publicada dia 10 de junho:

"A lei que torna obrigatório o ensino do xadrez em escolas estaduais do Rio de Janeiro foi aprovada na Alerj nesta terça-feira e deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Marcelo Simão, fora vetado pelo governador Sérgio Cabral, mas os deputados derrubaram o veto do governador. Pelo trâmite legal o projeto deve ser novamente encaminhado para a sanção do governador, e se vetado, será promulgado pelo presidente da Alerj, o deputado Jorge Picciani. "

Leia a matéria completa no seguinte link:

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/06/10/alerj_derruba_veto_do_governador_aprova_lei_que_obriga_ensino_do_xadrez_em_escolas_estaduais_do_rio-546745177.asp

3 comentários:

Xadrez-TL disse...

Parabéns pelo Blog sobre Xadrez Escolar!!Nossas crianças merecem !!Também temos 1 blog aqui em Três Lagoas(MS) começamos a pouco tempo,procurando passar as melhores informações para a nossa Equipe!Vamos aproveitar seus comentários e informações,sempre!!
Obrigada!
Nosso blog:
xadrez3lagoasms.blogspot.com
Parabéns para o Estado do Rio de Janeiro pela iniciativa da lei do Xadrez ns Escolas!!

Unknown disse...

o posso fazer um projeto?

Unknown disse...

Como posso fazer um projeto a uma área específica do colégio para dar aula pública voluntária?